domingo, 30 de agosto de 2015

Que horas ela volta?

Regina Casé tira empregadas do papel de figuração em "Que horas ela volta?"

No primoroso filme "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, em cartaz em várias salas pelo Brasil e exterior, temos as lutas de classes, as acomodações econômicas, a hipocrisia das divisões sociais - não ditas, mas extremamente pulsantes - e o novo Brasil sendo apresentado aos que ainda fazem de conta não entender. 
Um filme que flerta com obras pernambucanas. Uma no cinema e outra na literatura. Refiro-me ao excelente longa-metragem "O Som ao Redor", de 2012, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e ao clássico "Casa-Grande & Senzala", livro do sociólogo Gilberto Freyre, publicado em 1933. 
"Que horas ela volta?" é uma das principais obras audiovisuais brasileiras lançadas nos últimos anos e, certamente, é motivo de muito orgulho para os amantes do bom cinema e da cinematografia do país. 
Com um roteiro muito bem construído, produção, direção de arte e fotografia envolventes, o filme apresenta interpretações instigantes e no tempo certo. Nem mais, nem menos, ao encontro do que a narrativa necessita. Regina Casé, impacta com sua personagem Val. E é dela a entrevista na ‪#‎TVCarta‬, que compartilho agora.  https://www.youtube.com/watch?v=NB_FZ9mn3YM
Deixo o convite. Assista e reflita com "Que horas ela volta?".